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quarta-feira, 7 de julho de 2010

UNIDADE: 02- Internet hipertexto e hipermídia - ATIVIDADE: 2.2: Navegando em hipertexto sobre hipertexto

Como já sabemos navegar é uma atividade muito envolvente, principalmente se considerarmos que o próprio usuário é quem determina sua direção, isso porque uma das principais características da internet é a liberdade. Ela também trouxe inovações significativas, principalmente no que diz respeito ao conceito de texto.

Apesar de não ter surgido junto com a internet, o hipertexto vem sendo usado com total freqüência por todos os usuários de computador. Trata-se de uma ligação que leva a outros tipos de informações como textos ou imagens e aparecem com cor diferente do texto que, quando acessado, o cursor toma a forma de uma “mãozinha”. Ele permite que o leitor tenha acesso a espaços distintos interagindo a qualquer instante.

Segundo Bugay & Ulbricht apud Rhéaume, (1993), "os ambientes Hipermídias são excelentes ferramentas de trabalho autônomo, permitindo que os usuários se deparem com situações de ação e de criação".

Esta colocação é interessante porque mostra que o hipertexto permite que se trabalhe de duas formas. De acordo com o momento podemos ser simplesmente usuários (ação) e em outros nos tornamos autores (criação). Na primeira, refere-se a forma interativa entre os nós e links do documento e na segunda pode-se criar os elementos da pesquisa.

Como recurso didático, o hipertexto permite ao aluno elaborar trajetos de seu interesse, criando significados novos com informações específicas de acordo com seu conhecimento prévio. Por ter a característica da não-linearidade, é importante que o professor tenha atenção redobrada no foco da atividade afim de não permitir que o aluno se desloque para assuntos diversos.

Através do hipertexto mais um leque e porque não dizer, um novo desafio, um novo mecanismo, se abre para o aluno da atualidade: a capacidade de adquirir conhecimento através de uma leitura fragmentada, ou seja, ele deve ser capaz de compreender o novo tipo de leitura: a hipertextual.

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