"Educação, caminho que muda a sociedade."

terça-feira, 6 de julho de 2010

UNIDADE 01: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola – Atividade 1.2: REGISTRANDO A PRÓPRIA REFLEXÃO

Estamos vivendo a era da informação, a era do mundo tecnológico, em plena globalização, o que exige de nós, professores, novas aprendizagens.

Não há como ter resistência com a tecnologia atual, ela deve ser parceira metodológica no nosso dia-a-dia escolar.

As novas tecnologias estabelecem que sejamos ainda mais reflexivos frente à organização do conhecimento para o nosso aluno. Isso vem de encontro com a necessidade de busca por novas capacitações, ou seja, novos conhecimentos profissionais. Além de termos boa formação, nosso aprimoramento não pode parar.  Considerando os mecanismos, de fácil acesso à informação, o professor tem que possuir características básicas, como por exemplo, compreender e organizar as informações necessárias para a sala de aula.

Aprimorar nossa prática é essencial, e isto só se faz por meio da pesquisa, não a pesquisa com objetivo de acumular conhecimento, e sim aquela que vai trazer a reflexão para o compartilhamento das ações pedagógicas.

Nós, profissionais da educação, sabemos e temos conhecimento do nosso compromisso social, o que não justifica, além da desvalorização profissional, o excesso das exigências que nos são impostas. Portanto, vê-se, também, por outro ângulo, que além de novos conhecimentos profissionais, temos que buscar também por um dos mais valiosos segredos da sala de aula atual: o equilíbrio, este só se consegue por meio da experiência e da prática dia-a-dia.

Nenhum comentário: