O vídeo e os textos disponíveis para a atividade proposta abordam de forma objetiva, inclusive o vídeo, de forma sintética, a realidade que aqui estamos buscando – temos que nos adequar às novas tecnologias. Não há como fugir. É fato. Como trabalho com um dos principais “atores” do mundo tecnológico: o “computador”- sei o quanto ele pode complementar, tornar as aulas mais motivadas, instigar o aluno a buscar, a criar um conhecimento crítico e reflexivo frente às propostas pedagógicas, mas sei também que ele pode “alienar”, tornando-se apenas mais uma mídia transmissora de informação. Daí a necessidade do profissional da educação de buscar por novas capacitações que lhe permitam, através do uso adequado das novas tecnologias, potencializar a aprendizagem por meio de soluções eficazes.
Conectividade e interatividade são termos que devem fazer parte do nosso dia-a-dia escolar. Muitos de nossos alunos só ouvem estas palavras e usufruem delas, dentro da escola, conseqüência da desigualdade social existente em nosso meio. Mais um fator que nos chama à responsabilidade de aproveitar esta modernização da sala de aula, permitindo, além das novas formas de conhecimento, a inclusão digital de todos os alunos.
Portanto, o nosso grande desafio é: tornar a aprendizagem do nosso aluno significativa por meio de sua própria autoria, tendo, atualmente, como principal ferramenta didática, as novas tecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário