"Educação, caminho que muda a sociedade."

quarta-feira, 7 de julho de 2010

UNIDADE 01: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola – Atividade 1.7: PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETOS

Desenvolver o interesse e a motivação dos alunos nos dias atuais é desafio básico para o professor. Portanto, nasce aí a importância dos projetos pedagógicos. O trabalho escolar, quando bem articulado, pode usufruir de projetos temáticos que contextualizem situações-problema despertando o interesse de cada aluno. Eles colaboram significativamente para a construção do conhecimento reflexivo, integrando conteúdos disciplinares de forma concreta e colocando o aluno como “autor” da aprendizagem que será obtida.

Como a equipe de suporte pedagógico, juntamente com os professores, é que conhecem os objetivos a serem alcançados pelos alunos, pelo fato de conhecerem suas necessidades, eles que determinam temas para os projetos. Neste tipo de atividade, além dos conteúdos disciplinares abordados, da promoção de relacionamentos diversos e da transformação de idéias, o mais importante é a participação ativa dos alunos.

Para o desenvolvimento de projetos as escolas vêm contando também, com a tecnologia que torna todo o mecanismo envolvido mais fácil de ser desempenhado.

Objetivos educacionais como o desenvolvimento intelectual, individual e coletivo e capacidade de tomar decisões, podem ser mais facilmente atingidos por meio de projetos pedagógicos. Fato este que leva a Escola Municipal “Coronel João Domingos” a desenvolver sua prática pedagógica com a aplicação dos mais variados tipos de projetos. Como dito em atividades anteriores, esta escola oferece Educação Infantil e Educação Fundamental do 1º ao 9º ano e conta com o trabalho pedagógico de duas profissionais da área, que mantêm reuniões pedagógicas freqüentes com os professores e desenvolvem os projetos que são trabalhados, como: Dia da Família, Projeto Mão-na-massa, Projeto Sexualidade, Projeto Culinária, Projeto Copa do mundo, entre outros.

Além destes, dois outros são relevantes para o desenvolvimento pedagógico desta instituição:

image 1). Aulas de Biblioteca: Os alunos são levados para a biblioteca que conta com duas profissionais, uma delas habilitada em letras, e com a professora da turma/disciplina para acompanhá-los. Este projeto literário promove o contato inicial com a leitura e, através das histórias que são contadas, os alunos são levados a “viagens superinteressantes. Busca-se portanto, que o aluno adquira o gosto pela leitura, desenvolvendo trabalhos literários como: dramatização das histórias e/ou livros lidos e elaboração de fichas literárias.

image 2). Escola Aberta: O programa que acontece aos sábados das 7 às 17h, busca repensar a instituição escolar como espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação, cultura, esporte e lazer com jogos e práticas esportivas, aulas de dança, de música e de pintura, é destinado aos alunos a partir do 3º ano do Ensino Fundamental e sua intenção é estreitar as relações entre escola e comunidade, contribuindo para o desenvolvimento individual de cada aluno contando com profissionais licenciados e/ou com prática na área.

Neste caminho, a E. M. “Coronel João Domingos”, procura integrar sua comunidade escolar, propiciando aos alunos as mais diversas aprendizagens.

Nenhum comentário: