"Educação, caminho que muda a sociedade."

quarta-feira, 7 de julho de 2010

UNIDADE 01: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola – Atividade 1.5: FICHAMENTO Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais/Papel do professor.

image Alunos, 8º ao 9º ano. Projeto Culinária: Cozinhando a comida da gente. Escola Municipal “Coronel João Domingos”: 2009

O projeto foi interdisciplinar e envolveu alunos do 8º e 9º ano. Seu objetivo geral foi mostrar a diversidade de pratos típicos e tradicionais da cidade de Raul Soares: receitas de família passadas de geração a geração com “segredinhos” que as tornam mais saborosas. Foi trabalhada muito da tradição culinária: forno de barro, tacho de cobre, folha de bananeira, fogão a lenha, gamela e outros.

Tudo teve início com informações passadas pelos professores, em seguida, os alunos foram submetidos a diversas pesquisas, entre outros, no laboratório de Informática para a realização de pesquisas e digitação das receitas. Fizeram um trabalho de campo utilizando máquinas digitais para fotografar e filmar o desenvolvimento de algumas receitas.

A culminância do trabalho foi uma mostra para degustação e apresentação das diversas receitas trabalhadas.

Sem o uso dos vários recursos tecnológicos envolvidos no projeto, os objetivos não teriam sido alcançados, por meio das imagens proporcionadas pelas máquinas digitais, pesquisas e impressões geradas pelos computadores, entre outros, é que tudo pôde ser concretizado.

Nenhum comentário: