Posso concluir por meio deste curso (Proinfo 100 horas), que a aprendizagem baseada em projetos é mais motivadora, principalmente com a adequação dos mais variados tipos de mídias.
Como atuo diretamente com a disciplina de Informática, já trabalho há algum tempo com desenvolvimento de projetos. Além de trabalhar o conteúdo de forma técnica, nossa escola também usa o laboratório de forma interdisciplinar. E, como foram tantos os projetos já desenvolvidos, tenho alguma dificuldade em escolher apenas um.
Apontando um mais recente, e que eu achei super proveitoso foi o projeto sobre Expressões Populares, desenvolvido para o 2º ano do Ensino Fundamental Inicial. Primeiramente a professora trabalhou o tema em sala de aula, logo em seguida, com devidas orientações, foram levados ao Laboratório de Informática, onde assistiram a um vídeo extraído do Portal do Professor.
Após compreensão do vídeo, os alunos fizeram associações entre o conhecimento do cotidiano e o da sala de aula, podendo desta forma entender o significado de diversas expressões.
Mais uma vez os alunos puderam controlar sua aprendizagem, eles próprios que construíram o conhecimento sobre o assunto abordado, eu e minha colega, apenas conduzimos o trabalho. Isto é o lado bom e positivo do trabalho por projetos: os alunos se tornam autores de suas buscas, por meio de uma aprendizagem interessante e colaborativa, tornando-se assim: sujeitos críticos e criativos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=537
http://vicenteoficina.blogspot.com/2007/12/trabalhando-com-projetos-globalizao_04.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário