"Educação, caminho que muda a sociedade."

domingo, 8 de agosto de 2010

UNIDADE 03 – ATIVIDADE 3.2 e 3.3: Prática Pedagógica e Mídias Digitais - PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR

1). A MATEMÁTICA DA MÚSICA

COMENTÁRIO

Trata-se de um vídeo/documentário. Ele transmite informações históricas e científicas da relação da música com a matemática. Exige atenção para a sua compreensão que mostra como um determinado gênero musical pode trazer harmonia e equilíbrio para o ambiente. Interessante, também, ver como os sons provocados por nossos passos podem facilmente ser representados por frações.

“Música e matemática, Arte e matemática são expressões da beleza que o homem persegue e segue construindo.”

2). UM DRAGÃO NO PIQUENIQUE

COMENTÁRIO

O Áudio é envolvente e instiga a imaginação das crianças proporcionando outras criações. A tonalidade da voz é ideal e a história é muito legal: um piquenique animado que acaba com os animais entrelaçados na rede parecendo-se com um enorme dragão.

3). JOGO DOS NÚMEROS DA BRUXA

COMENTÁRIO

Para utilização deste software é necessário que o aluno tenha o conhecimento prévio, além de aguçar a aprendizagem, ele trabalha a coordenação motora e a rapidez no raciocínio. A complexidade observada refere-se à velocidade com que as opções de respostas são apresentados, merecendo especial atenção do autor.

4). TRIVIA DA NATUREZA

COMENTÁRIO

O aplicativo apresenta aspectos visuais que atraem o interesse do aluno, motivando uma participação ativa. Sua interface gráfica é criativa e dinâmica com imagens, cores e sons variados que promovem uma grande e fácil interatividade.

5). UM GATO NO TELHADO

COMENTÁRIO

A história de Ana Maria Machado (Um gato no telhado), que fala do Gato Renato, traz uma bela lição para as crianças: não mentir e ouvir sempre a família, além de aguçar a criatividade. Os sons produzidos pela narração são interessantes e muitas são as informações (conceitos) passadas para as crianças.

6). CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA HISTÓRIA [Viagens de leitura]

COMENTÁRIO

Vídeo espetacular! Gostei muito. Mostra de forma muito fácil a criação de um texto “colaborativo”, em equipe. As crianças se envolvem e criam mecanismos para as mais belas histórias. Uma verdadeira viagem pelo mundo da criação de textos. Finalizando com as devidas correções realizadas pelo professor.

7). EXPRESSÕES [Sua língua]

COMENTÁRIO

O Vídeo é envolvente. Os personagens são engraçados e legais, o som é adequado e a proposta é passada no tempo ideal. Acredito que estes fatores garantem a concentração e o interesse do aluno.

TV ESCOLA

O Portal do Professor possui também um link de acesso para atividades exibidas na TV ESCOLA. Fiquei maravilhada com tantas opções de propostas pedagógicas onde o professor pode desenvolver um rico e produtivo trabalho interdisciplinar em sala de aula. Alguns que acessei:

1. A CORRIDA EVOLUTIVA

Documentário da série Evolução - Atividade Interdisciplinar

Descrição

A Corrida Evolutiva, em que os seres humanos são vistos na posição de presas da cadeia alimentar e os seus principais predadores – vírus e bactérias – são estudados para entender o processo de evolução do corpo.

2). MAS, E DEUS?

Documentário da série Evolução - Atividade Interdisciplinar

Descrição

Um professor de filosofia discute e apresenta uma proposta de atividade sobre o documentário Mas, E Deus?, que mostra o conflito entre duas visões divergentes sobre o desenvolvimento da vida na Terra: o criacionismo e o evolucionismo. O documentário revela também que essa discussão sempre existiu, mas tem ficado cada vez mais séria e mais radical em alguns países do mundo; entender o processo de evolução do corpo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Marcilene

Sou eu a Kénia

meu e-mail é kenya-vieira@hotmail.com