"Educação, caminho que muda a sociedade."

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

UNIDADE 03 – ATIVIDADE 3.8: Prática Pedagógica e Mídias Digitais – METADADOS

“ A atividade foi bem direcionada. Foi percebido muito interesse e satisfação dos alunos pelas atividades propostas.

As crianças interagiram e colaboraram umas com as outras. Discutiram e tiraram dúvidas entre si ou solicitaram ajuda das professoras e a aprendizagem se tornou muito agradável.

As atividades além de possibilitarem o contato com as novas tecnologias, proporcionaram o desenvolvimento da linguagem oral, do raciocínio lógico e a aprendizagem do conteúdo proposto.

As atividades propostas também possibilitaram a elaboração de hipóteses e o interesse dos alunos ficou expresso durante toda a execução dos trabalhos pois, o uso do computador é sempre desafiador para os alunos.”

Cristina, Mariêta e Mariluce (Professoras Observadoras)

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A APRESENTAÇÃO NA ÍNTEGRA E VER AS  FOTOS

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE PEDAGÓGICA – EXCEL (ANIMAIS)

Instruções de acesso para a segunda atividade acima:

1º – CTRL + CLIC (mouse) / 2º – Abrirá outro site – selecione FREE USER (aguarde o tempo que o site solicitar) / 3º – Clique na opção DOWNLOAD – ABRIR

UNIDADE 03 – ATIVIDADE 3.6: Prática Pedagógica e Mídias Digitais – INCREMENTANDO O PLANEJAMENTO

Nesta atividade, novamente, eu e Maria do Carmo, incrementamos o planejamento da Atividade 3.4.

Instruções de acesso para esta atividade:

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O PLANEJENTO (INCREMENTADO) DA ATIVIDADE (APRESENTAÇÃO POWERPOINT)

UNIDADE 03 – ATIVIDADE 3.5: Prática Pedagógica e Mídias Digitais – TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA E ATIVIDADE PLANEJADA

Nesta atividade, é mostrada toda a realidade tecnológica da Escola Municipal “Coronel João Domingos”, bem como suas aplicações. Compreende, também, uma Atividade Planejada que foi aplicada para o 2º ano do Ensino Fundamental, cujo tema foi Expressões Populares.

CLIQUE AQUI PARA VER A APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT

UNIDADE 03 – ATIVIDADE 3.4: Prática Pedagógica e Mídias Digitais – PROPOSTA DE ATIVIDADE – ESBOÇO INICIAL

O Computador a serviço da Alfabetização

Ensino Fundamental Inicial – Alfabetização - Práticas de Escrita

* Atividade foi desenvolvida em grupo: eu e Maria do Carmo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ATIVIDADE

(APRESENTAÇÃO EM POWERPOINT)

domingo, 8 de agosto de 2010

UNIDADE 03 – ATIVIDADE 3.2 e 3.3: Prática Pedagógica e Mídias Digitais - PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR

1). A MATEMÁTICA DA MÚSICA

COMENTÁRIO

Trata-se de um vídeo/documentário. Ele transmite informações históricas e científicas da relação da música com a matemática. Exige atenção para a sua compreensão que mostra como um determinado gênero musical pode trazer harmonia e equilíbrio para o ambiente. Interessante, também, ver como os sons provocados por nossos passos podem facilmente ser representados por frações.

“Música e matemática, Arte e matemática são expressões da beleza que o homem persegue e segue construindo.”

2). UM DRAGÃO NO PIQUENIQUE

COMENTÁRIO

O Áudio é envolvente e instiga a imaginação das crianças proporcionando outras criações. A tonalidade da voz é ideal e a história é muito legal: um piquenique animado que acaba com os animais entrelaçados na rede parecendo-se com um enorme dragão.

3). JOGO DOS NÚMEROS DA BRUXA

COMENTÁRIO

Para utilização deste software é necessário que o aluno tenha o conhecimento prévio, além de aguçar a aprendizagem, ele trabalha a coordenação motora e a rapidez no raciocínio. A complexidade observada refere-se à velocidade com que as opções de respostas são apresentados, merecendo especial atenção do autor.

4). TRIVIA DA NATUREZA

COMENTÁRIO

O aplicativo apresenta aspectos visuais que atraem o interesse do aluno, motivando uma participação ativa. Sua interface gráfica é criativa e dinâmica com imagens, cores e sons variados que promovem uma grande e fácil interatividade.

5). UM GATO NO TELHADO

COMENTÁRIO

A história de Ana Maria Machado (Um gato no telhado), que fala do Gato Renato, traz uma bela lição para as crianças: não mentir e ouvir sempre a família, além de aguçar a criatividade. Os sons produzidos pela narração são interessantes e muitas são as informações (conceitos) passadas para as crianças.

6). CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA HISTÓRIA [Viagens de leitura]

COMENTÁRIO

Vídeo espetacular! Gostei muito. Mostra de forma muito fácil a criação de um texto “colaborativo”, em equipe. As crianças se envolvem e criam mecanismos para as mais belas histórias. Uma verdadeira viagem pelo mundo da criação de textos. Finalizando com as devidas correções realizadas pelo professor.

7). EXPRESSÕES [Sua língua]

COMENTÁRIO

O Vídeo é envolvente. Os personagens são engraçados e legais, o som é adequado e a proposta é passada no tempo ideal. Acredito que estes fatores garantem a concentração e o interesse do aluno.

TV ESCOLA

O Portal do Professor possui também um link de acesso para atividades exibidas na TV ESCOLA. Fiquei maravilhada com tantas opções de propostas pedagógicas onde o professor pode desenvolver um rico e produtivo trabalho interdisciplinar em sala de aula. Alguns que acessei:

1. A CORRIDA EVOLUTIVA

Documentário da série Evolução - Atividade Interdisciplinar

Descrição

A Corrida Evolutiva, em que os seres humanos são vistos na posição de presas da cadeia alimentar e os seus principais predadores – vírus e bactérias – são estudados para entender o processo de evolução do corpo.

2). MAS, E DEUS?

Documentário da série Evolução - Atividade Interdisciplinar

Descrição

Um professor de filosofia discute e apresenta uma proposta de atividade sobre o documentário Mas, E Deus?, que mostra o conflito entre duas visões divergentes sobre o desenvolvimento da vida na Terra: o criacionismo e o evolucionismo. O documentário revela também que essa discussão sempre existiu, mas tem ficado cada vez mais séria e mais radical em alguns países do mundo; entender o processo de evolução do corpo.

UNIDADE 03 – ATIVIDADE 3.1: Prática Pedagógica e Mídias Digitais - ENTREVISTA COM LUCAS CIAVATTA (REFLEXÕES)

A entrevista é muito interessante reforçando o sucesso da aprendizagem “colaborativa”. Mais importante que a aprendizagem colaborativa entre os alunos, seria sua existência entre nós, colegas de trabalho: professores! Quanto se pode ganhar quando um trabalho é desenvolvido em equipe? O resultado seria muito positivo: criatividade, disciplina, interesse, motivação e além de tudo, segurança e confiança, seriam despertados em nosso aluno, características estas, trabalhadas e evidenciadas pelo professor Lucas Ciavatta no grupo O Passo, que entre outros, usufrui da tecnologia para o crescimento do grupo.

Não podemos nos esquecer: nosso aluno sempre quer alguma coisa, cabe a nós fazermos esta descoberta e fornecer caminhos para que ele busque seus ideais vencendo seus desafios.

Referências Bibliográficas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br, Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC’s, Unidade 3 – Prática Pedagógica e Mídias Digitais, pgs. 119 á 121 – Entrevista com Lucas Ciavatta.