"Educação, caminho que muda a sociedade."

sexta-feira, 9 de julho de 2010

MAGISTÉRIO – 2º PERÍODO (NOTURNO)-AGOSTO/2010

e-mail

E-mail, correio-e (em Portugal, correio eletrónico), ou ainda email é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo SMTP, como aqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.

http://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail#Formato_de_e-Mail_na_Internet

TRABALHO – 2º PERÍODO

1. Vc deverá criar o seu endereço de e-mail (dê preferência ao gmail – será útil futuramente) - se já tem, ótimo! http://www.gmail.com

2. Agora, basta comentar esta postagem deixando nele (no comentário) o seu endereço de e-mail (vou gostar muito de um recadinho também!).

Obs.: Iremos usar muito (o e-mail) no 2º período.

Não vai esquecer da sua senha viu???

“A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire

Bjs e Boas férias!

(Gente… estou adorando os comentários! Vcs são extraordinários… Adoro trabalhar com todos… Peço desculpas por algumas falhas… Atenção: até agora (23/08) recebi os e-mail´s listados abaixo, observe se o seu foi devidamente enviado – alguns estão mandando comentários e esquecendo de digitar o e-mail, outros postaram comentários em outras postagens – observem!!!!!!)

2º PERÍODO – TURMA 01

adrianagregoraulsoares@hotmail.com

amanda.pereira89@yahoo.com.br

ana.paulasouzza@hotmail.com

anapaullacontarini@hotmail.com

andresalanarozenodelourdes@yahoo.com

barbaraebruna2008@hotmail.com

brunadalferro2@yahoo.com.br

celinaceliaaparecida@hotmail.com

claudinhakk@bol.com

cledsonliz@hotmail.com

danielacosta56@hotmail.com

davidraulsoares@hotmail.com

eliane2luna@hotmail.com

fernandamoscard10@hotmail.com

florzinha-cristiane@hotmail.com

frannrodrigues013@hotmail.com

gccenfermeira@gmail.com

gerusaoliveira76@yahoo.com.br

iedah@hotmail.com

ivonegomes1971@yahoo.com.br

joanaddx@hotmail.com

josianaah2010@hotmail.com

julianameirars@yahoo.com.br

kenya-vieira@hotmail.com

letyehugo@gmail.com

mariacelia2@yahoo.com.br

miriansilva28pr@gmail.com

niceandrade10@hotmail.com

renata.mariavasconcelosdias@gmail.com

weldisonbasilio@gmail.com

2º PERÍODO – TURMA 02

aianecristinaesilva@gmail.com

ariadne_ferraz@yahoo.com.br

carminha.laranjeira@gmail.com

hamiltonlopessoares@hotmail.com

leonardoaps@yahoo.com

milcapontes@gmail.com

mjstei1010@gmail.com

nadirtmcarvalho@gmail.com

nancymachadocosta@gmail.com

natlopes1990@gmail.com

patrícia-silva1991@hotmail.com

paula_otavia@hotmail.com

pereiradiasluciana@gmail.com

sirleydocarmo@yahoo.com.br

soniamachadoh@hotmail.com

tatiana.molinari@yahoo.com.br

vanessasilveira@gmail.com

wericaoliveira@yahoo.com.br

quinta-feira, 8 de julho de 2010

UNIDADE: 02 - ATIVIDADE: 2.8: Internet hipertexto e hipermídia - O registro digital da experiência.

Como mencionado na atividade 2.7, de posse da pesquisa que foi feita, os alunos desenvolveram uma apresentação no Powerpoint, que foi apresentada para todos da turma, bem como professores, diretora e pedagogas.

Como avaliação da atividade (do projeto) eles foram submetidos a uma avaliação desenvolvida no Microsoft Word (Processador de Textos).

ba_festa juninamanoel_josealves 050Pergunta: Cite duas situações de sala de aula onde você poderá ampliar conhecimentos utilizando a tecnologia digital?

Na procura de mapas ou coisas antigas, fotos de pinturas ou até mesmo em curiosidades sobre alguma matéria...

(Juliana de Assis Fioravante – aluna do 9º ano)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

UNIDADE: 02 - ATIVIDADE: 2.7: Internet hipertexto e hipermídia - Execução da atividade planejada

Os alunos do 9º ano ficaram muito envolvidos com o tema proposto: Copa do Mundo 2010. Foi feito um debate inicial onde todos fizeram diversas colocações, em seguida os alunos iniciaram as pesquisas na Internet.

De posse das informações necessárias (Dados sobre o Continente Africano, Estádios, Países Participantes, Bandeiras, Seleção Brasileira, entre outros), iniciaram a montagem de uma apresentação de slides através do PowerPoint (aqui eles aplicaram vários recursos do software para o desenvolvimento da apresentação: transição de slides, animação, wordart e hipertexto).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O INTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

UNIDADE: 02 - ATIVIDADE: 2.6: Internet hipertexto e hipermídia - Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet

Cique aqui para ler o PROJETO DE AULAS

UNIDADE: 02 - ATIVIDADE: 2.5: Internet hipertexto e hipermídia - Criando o seu hiper-portifólio

Esta atividade foi para a criação dos blog´s… e o meu está aqui!!!

UNIDADE: 02 - ATIVIDADE: 2.4: Internet hipertexto e hipermídia - Impressões sobre experiências de navegação

Comentários inseridos no fórum.

UNIDADE: 02- Internet hipertexto e hipermídia - ATIVIDADE: 2.3: Impressões sobre experiências de navegação

Hipertexto é uma ligação que leva a outros tipos de informações como textos ou imagens e aparecem com cor diferente do texto.

Na verdade o hiperlink não passa de um comando como o ícone que se clica para iniciar um programa ou abrir um arquivo. Mas aqui ele abre uma página da internet, ou lhe envia a outra parte do texto, ou mesmo permite copiar um arquivo, tudo isso em uma outra pasta, computador ou mesmo outra parte do mundo.

Sua forma e aparência mais comum é muito conhecida: Um texto azul com um traço embaixo. Mas o link pode ter a forma que se desejar, até mesmo uma figura.

 

- Aplicação de Hipertexto:

clip_image002

Pressione CTRL + CLIQUE e informe-se:

clip_image001      Conceito

clip_image001      Mascote Oficial

clip_image001      Estádios (África do Sul)

clip_image001      Copas em que o Brasil foi campeão

clip_image001      Jogadores Escalados – Copa 2010

UNIDADE: 02- Internet hipertexto e hipermídia - ATIVIDADE: 2.2: Navegando em hipertexto sobre hipertexto

Como já sabemos navegar é uma atividade muito envolvente, principalmente se considerarmos que o próprio usuário é quem determina sua direção, isso porque uma das principais características da internet é a liberdade. Ela também trouxe inovações significativas, principalmente no que diz respeito ao conceito de texto.

Apesar de não ter surgido junto com a internet, o hipertexto vem sendo usado com total freqüência por todos os usuários de computador. Trata-se de uma ligação que leva a outros tipos de informações como textos ou imagens e aparecem com cor diferente do texto que, quando acessado, o cursor toma a forma de uma “mãozinha”. Ele permite que o leitor tenha acesso a espaços distintos interagindo a qualquer instante.

Segundo Bugay & Ulbricht apud Rhéaume, (1993), "os ambientes Hipermídias são excelentes ferramentas de trabalho autônomo, permitindo que os usuários se deparem com situações de ação e de criação".

Esta colocação é interessante porque mostra que o hipertexto permite que se trabalhe de duas formas. De acordo com o momento podemos ser simplesmente usuários (ação) e em outros nos tornamos autores (criação). Na primeira, refere-se a forma interativa entre os nós e links do documento e na segunda pode-se criar os elementos da pesquisa.

Como recurso didático, o hipertexto permite ao aluno elaborar trajetos de seu interesse, criando significados novos com informações específicas de acordo com seu conhecimento prévio. Por ter a característica da não-linearidade, é importante que o professor tenha atenção redobrada no foco da atividade afim de não permitir que o aluno se desloque para assuntos diversos.

Através do hipertexto mais um leque e porque não dizer, um novo desafio, um novo mecanismo, se abre para o aluno da atualidade: a capacidade de adquirir conhecimento através de uma leitura fragmentada, ou seja, ele deve ser capaz de compreender o novo tipo de leitura: a hipertextual.

UNIDADE: 02 - Internet hipertexto e hipermídia - ATIVIDADE: 2.1: Apresentação sobre hipertexto. Navegação em hipertexto

A Internet trouxe consigo a liberdade da busca, da navegação sem um direcionamento único. Ela permite que o próprio indivíduo determine o seu objetivo. Através do recurso de hipertexto a transição das informações podem se disseminar ainda mais, por meio de um simples “clique” podemos acessar informações diversas, passando “daqui pra li” e “dali pra cá”.

Os recursos disponíveis através da navegação com hipertexto criam um mundo de possibilidades neste maravilhoso mundo digital. Se para nós, professores, este recurso já desperta curiosidades, imagine para os nossos alunos? 

UNIDADE 01: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola – Atividade 1.8: Pesquisando sobre o Trabalho por Projetos

CLIQUE AQUI PARA VER A APRESENTAÇÃO

UNIDADE 01: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola – Atividade 1.7: PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETOS

Desenvolver o interesse e a motivação dos alunos nos dias atuais é desafio básico para o professor. Portanto, nasce aí a importância dos projetos pedagógicos. O trabalho escolar, quando bem articulado, pode usufruir de projetos temáticos que contextualizem situações-problema despertando o interesse de cada aluno. Eles colaboram significativamente para a construção do conhecimento reflexivo, integrando conteúdos disciplinares de forma concreta e colocando o aluno como “autor” da aprendizagem que será obtida.

Como a equipe de suporte pedagógico, juntamente com os professores, é que conhecem os objetivos a serem alcançados pelos alunos, pelo fato de conhecerem suas necessidades, eles que determinam temas para os projetos. Neste tipo de atividade, além dos conteúdos disciplinares abordados, da promoção de relacionamentos diversos e da transformação de idéias, o mais importante é a participação ativa dos alunos.

Para o desenvolvimento de projetos as escolas vêm contando também, com a tecnologia que torna todo o mecanismo envolvido mais fácil de ser desempenhado.

Objetivos educacionais como o desenvolvimento intelectual, individual e coletivo e capacidade de tomar decisões, podem ser mais facilmente atingidos por meio de projetos pedagógicos. Fato este que leva a Escola Municipal “Coronel João Domingos” a desenvolver sua prática pedagógica com a aplicação dos mais variados tipos de projetos. Como dito em atividades anteriores, esta escola oferece Educação Infantil e Educação Fundamental do 1º ao 9º ano e conta com o trabalho pedagógico de duas profissionais da área, que mantêm reuniões pedagógicas freqüentes com os professores e desenvolvem os projetos que são trabalhados, como: Dia da Família, Projeto Mão-na-massa, Projeto Sexualidade, Projeto Culinária, Projeto Copa do mundo, entre outros.

Além destes, dois outros são relevantes para o desenvolvimento pedagógico desta instituição:

image 1). Aulas de Biblioteca: Os alunos são levados para a biblioteca que conta com duas profissionais, uma delas habilitada em letras, e com a professora da turma/disciplina para acompanhá-los. Este projeto literário promove o contato inicial com a leitura e, através das histórias que são contadas, os alunos são levados a “viagens superinteressantes. Busca-se portanto, que o aluno adquira o gosto pela leitura, desenvolvendo trabalhos literários como: dramatização das histórias e/ou livros lidos e elaboração de fichas literárias.

image 2). Escola Aberta: O programa que acontece aos sábados das 7 às 17h, busca repensar a instituição escolar como espaço alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação, cultura, esporte e lazer com jogos e práticas esportivas, aulas de dança, de música e de pintura, é destinado aos alunos a partir do 3º ano do Ensino Fundamental e sua intenção é estreitar as relações entre escola e comunidade, contribuindo para o desenvolvimento individual de cada aluno contando com profissionais licenciados e/ou com prática na área.

Neste caminho, a E. M. “Coronel João Domingos”, procura integrar sua comunidade escolar, propiciando aos alunos as mais diversas aprendizagens.

UNIDADE 01: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola – Atividade 1.6: O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica

O vídeo proposto para esta atividade vem reforçar a realidade de escolas de níveis financeiros diversificados – indiferente a sua realidade, cada escola vem procurando incorporar as mais diversas tecnologias no seu contexto escolar para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas, seja ela, auditiva, visual, digital ou afins.  Com ou sem “sofisticação”, elas procuram a integração, tanto do corpo docente como do corpo discente da escola com toda esta “parafernália” tecnológica dos dias atuais, superando para isto, os mais diversos obstáculos, como por exemplo, a falta de recursos financeiros e a resistências de alguns profissionais.

UNIDADE 01: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola – Atividade 1.5: FICHAMENTO Ensinando e aprendendo com tecnologias e mídias digitais/Papel do professor.

image Alunos, 8º ao 9º ano. Projeto Culinária: Cozinhando a comida da gente. Escola Municipal “Coronel João Domingos”: 2009

O projeto foi interdisciplinar e envolveu alunos do 8º e 9º ano. Seu objetivo geral foi mostrar a diversidade de pratos típicos e tradicionais da cidade de Raul Soares: receitas de família passadas de geração a geração com “segredinhos” que as tornam mais saborosas. Foi trabalhada muito da tradição culinária: forno de barro, tacho de cobre, folha de bananeira, fogão a lenha, gamela e outros.

Tudo teve início com informações passadas pelos professores, em seguida, os alunos foram submetidos a diversas pesquisas, entre outros, no laboratório de Informática para a realização de pesquisas e digitação das receitas. Fizeram um trabalho de campo utilizando máquinas digitais para fotografar e filmar o desenvolvimento de algumas receitas.

A culminância do trabalho foi uma mostra para degustação e apresentação das diversas receitas trabalhadas.

Sem o uso dos vários recursos tecnológicos envolvidos no projeto, os objetivos não teriam sido alcançados, por meio das imagens proporcionadas pelas máquinas digitais, pesquisas e impressões geradas pelos computadores, entre outros, é que tudo pôde ser concretizado.

terça-feira, 6 de julho de 2010

UNIDADE 01: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola – Atividade 1.4: AS TECNOLOGIAS EXISTENTES NA ESCOLA MUNICIPAL “CORONEL JOÃO DOMINGOS”

CLIQUE AQUI PARA VER A APRESENTAÇÃO (SIGA OS PASSOS DA TELA)

UNIDADE 01: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola – Atividade 1.3: Reflexões sobre as tecnologias existentes nas escolas e sua utilização

O vídeo e os textos disponíveis para a atividade proposta abordam de forma objetiva, inclusive o vídeo, de forma sintética, a realidade que aqui estamos buscando – temos que nos adequar às novas tecnologias. Não há como fugir. É fato. Como trabalho com um dos principais “atores” do mundo tecnológico: o “computador”- sei o quanto ele pode complementar, tornar as aulas mais motivadas, instigar o aluno a buscar, a criar um conhecimento crítico e reflexivo frente às propostas pedagógicas, mas sei também que ele pode “alienar”, tornando-se apenas mais uma mídia transmissora de informação. Daí a necessidade do profissional da educação de buscar por novas capacitações que lhe permitam, através do uso adequado das novas tecnologias, potencializar a aprendizagem por meio de soluções eficazes.

Conectividade e interatividade são termos que devem fazer parte do nosso dia-a-dia escolar. Muitos de nossos alunos só ouvem estas palavras e usufruem delas, dentro da escola, conseqüência da desigualdade social existente em nosso meio. Mais um fator que nos chama à responsabilidade de aproveitar esta modernização da sala de aula, permitindo, além das novas formas de conhecimento, a inclusão digital de todos os alunos.

Portanto, o nosso grande desafio é: tornar a aprendizagem do nosso aluno significativa por meio de sua própria autoria, tendo, atualmente, como principal ferramenta didática, as novas tecnologias.

UNIDADE 01: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola – Atividade 1.2: REGISTRANDO A PRÓPRIA REFLEXÃO

Estamos vivendo a era da informação, a era do mundo tecnológico, em plena globalização, o que exige de nós, professores, novas aprendizagens.

Não há como ter resistência com a tecnologia atual, ela deve ser parceira metodológica no nosso dia-a-dia escolar.

As novas tecnologias estabelecem que sejamos ainda mais reflexivos frente à organização do conhecimento para o nosso aluno. Isso vem de encontro com a necessidade de busca por novas capacitações, ou seja, novos conhecimentos profissionais. Além de termos boa formação, nosso aprimoramento não pode parar.  Considerando os mecanismos, de fácil acesso à informação, o professor tem que possuir características básicas, como por exemplo, compreender e organizar as informações necessárias para a sala de aula.

Aprimorar nossa prática é essencial, e isto só se faz por meio da pesquisa, não a pesquisa com objetivo de acumular conhecimento, e sim aquela que vai trazer a reflexão para o compartilhamento das ações pedagógicas.

Nós, profissionais da educação, sabemos e temos conhecimento do nosso compromisso social, o que não justifica, além da desvalorização profissional, o excesso das exigências que nos são impostas. Portanto, vê-se, também, por outro ângulo, que além de novos conhecimentos profissionais, temos que buscar também por um dos mais valiosos segredos da sala de aula atual: o equilíbrio, este só se consegue por meio da experiência e da prática dia-a-dia.