"Educação, caminho que muda a sociedade."

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

UNIDADE 04 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIA – ATIVIDADE 4.8 – Compartilhando experiências sobre currículo, projetos e tecnologias

Autor e co-autor

Autor: Marcilene de Jesus Pires Menezes.

Co-autor:Maria do Carmo Ferreira de Castro

Estrutura Curricular

Modalidade: Ensino Médio, 2º período do curso de Magistério da Educação Infantil.

Componente Curricular: Informática, Aspectos Antropológicos, Históricos e Filosóficos da Educação Infantil.

Tema: Criação de e-mails das turmas de magistério, comunicação virtual: correio eletrônico, redes sociais e blogs, digitação de texto no Word, envio de textos em anexo por email.

e-mail: Comunicação Facilitada

* 1º dia (20/09/10) SEGUNDA-FEIRA

Nos reunimos (eu e Maria do Carmo) e reestruturamos o projeto elaborado no V Encontro.

Acrescentamos no nosso projeto de aula atividades relacionadas ao conteúdo de Aspectos Antropológicos, históricos e filosóficos da educação infantil, conteúdo trabalhado na turma de magistério do 2º período, promovendo a interdisciplinariedade. A opção de trabalho com o magistério é porque nós duas lecionamos nesta turma, e a mesma possui em sua grade curricular aulas de Informática Educacional.

Elaboramos todas as atividades que serão desenvolvidas pelos alunos.

* 2º dia (21/09/10) TERÇA-FEIRA

Fizemos a apresentação do projeto para as duas turmas do Magistério. Foi bem aceito e todos demonstraram muito interesse para o desenvolvimento.

Em círculo, propomos um debate e fizemos um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a comunicação virtual e suas habilidades de digitação. Comentamos sobre os assuntos propostos, relacionados à e-mail, que eles irão pesquisar e também da interdisciplinaridade do projeto; do texto que eles vão produzir, digitar, usando um editor de Textos – Writer e enviar por e-mail, com anexo para a professora.

Prosseguimos com a oficina de leitura do texto: Sistema de e-mail, em seguida promovemos a discussão do mesmo com a classe.

* 3º dia (22/09/10) QUARTA-FEIRA

No Laboratório de Informática, apresentamos aos alunos os diversos tipos de e-mails (provedores): gratuitos e não-gratuitos, ressaltamos as vantagens e desvantagens de cada um e deixamos livres para escolha do provedor desejado.

* 4º dia (23/09/10) QUINTA-FEIRA

Continuando com os alunos no Laboratório de Informática, demos seqüência ao projeto com a criação dos e-mail´s. Fizemos atendimento individual e demos orientações relativas ao Login e senha. Propomos que enviassem e-mail para pessoas conhecidas.

* 5º dia (24/09/10) SEXTA-FEIRA

No Laboratório, conversamos sobre os tipos de linguagens utilizadas nos e-mail´s, sobre a questão da segurança e ética que o usuário deve ter e prosseguimos com envio e recebimento de e-mail´s.

* 6º dia (27/09/10) SEGUNDA-FEIRA

Em círculo na sala de aula, fizemos a socialização de todos os endereços de e-mail´s e sugerimos que todos adicionassem em seus contatos.

* 7º dia (28/09/10) TERÇA-FEIRA

No Laboratório de Informática, os alunos adicionaram os endereços dos colegas em seus contatos e, com liberdade de tema, enviaram e receberam e-mail.

* 8º dia (29/09/10) QUARTA-FEIRA

Orientação aos alunos para envio de e-mail à professora Marcilene, com texto abordando a Segurança no envio e recebimento de e-mails; Ética no envio e recebimento de e-mails e Campos e opções que compõem o e-mail.

O trabalho terá continuidade em mais dias, considerando que são muitos os conhecimentos e habilidades envolvidos.

Na seqüência, teremos:

· No Laboratório de Informática, os alunos irão produzir o texto no Writer com o tema: A democracia se constrói historicamente e para se realizar precisa da cidadania, cultura também é uma construção histórica e social.

· Envio, por e-mail (com anexo) do texto produzido, com as devidas correções, através dos recursos do editor de textos.

· Retorno dos e-mails para os alunos pelas professoras com os devidos comentários e sugestões propostas.

· Revisão dos textos pelos alunos e reenvio dos mesmos para as professoras.

· Postagem dos textos no blog da turma, criado previamente e exibição do blog para as classes de Magistério de Educação Enfantil 2º período.

· Avaliação final do projeto com os alunos, momento de discussão, opiniões e oportunidades de podermos juntos levantar as melhorias que podemos realizar no projeto para próximas execuções do mesmo.

Nenhum comentário: